Eric Raymond: “Como Fazer Perguntas de Maneira Inteligente”

Original: http://www.osadl.org/Eric-Raymond-How-to-ask-questions-the-s.questions-the-smart-way.0.html 

Eric Steven Raymond                                                                           Thyrsus Empresas
Histórico de Revisão
Revisão 3.10 21 de maio de 2014 esr
Nova seção sobre estouro de pilha.
Revisão 3.9 23 abril de 2013 esr
correções de URL.
Revisão 3.8 19 de junho de 2012 esr
correção URL.
Revisão 3.7 06 de dezembro de 2010 esr
dicas úteis para falantes de ESL.
Revisão 3.7 2 de novembro de 2010 esr
Várias traduções desapareceram.
Revisão 3.6 19 mar 2008 esr
pequena atualização e novas ligações.
Revisão 3.5 02 de janeiro de 2008 esr
correção de erros e alguns links de tradução.
Revisão 3.4 24 de março de 2007 esr
Nova seção, “Quando perguntando sobre o código”.
Revisão 3.3 29 de setembro de 2006 esr
Dobrado em uma boa sugestão de Kai Niggemann.
Revisão 3.2 10 jan 2006 esr
Dobrado em edições de Rick Moen.
Revisão 3.1 28 de outubro de 2004 esr
Documento ‘Google é seu amigo!’
Revisão 3.0 02 de fevereiro de 2004 esr
Além grande de coisas sobre etiqueta apropriada em fóruns na Web.

Aviso Legal

Muitos sites projecto de ligação a este documento em suas seções sobre como obter ajuda. Isso é bom, é o uso que destina? Mas se você é um webmaster criar essa ligação para sua página do projeto, por favor exibir de forma destacada perto do aviso link que não somos um help desk para o seu projeto!

Aprendemos da maneira mais difícil que sem uma tal notificação, vamos repetidamente ser importunado por idiotas que pensam ter publicado este documento torna o nosso trabalho para resolver todos os problemas técnicos do mundo.

Se você está lendo este documento porque você precisa de ajuda, e você ficar com a impressão que você pode obtê-lo diretamente dos autores deste documento, você é um dos idiotas que estamos a falar. Não pedir  -nos perguntas. Nós vamos apenas ignorá-lo. Estamos aqui para mostrar-lhe como obter ajuda de pessoas que realmente sabem sobre o software ou hardware que você está lidando, mas 99,9% do tempo que não vai ser nós. Se você não sabe por certo que um dos autores é um especialista sobre o que você está lidando, nos deixe em paz e todos serão mais felizes.

Introdução

No mundo dos hackers, o tipo de respostas que você começa às suas perguntas técnicas depende tanto a maneira como você fazer as perguntas como na dificuldade de desenvolver a resposta. Este guia vai te ensinar como fazer perguntas de uma forma mais provável que você obtenha uma resposta satisfatória.

Agora que o uso de código aberto tornou-se generalizada, muitas vezes você pode ficar tão boas respostas de outros usuários, mais experientes como de hackers. Isto é uma coisa boa; usuários tendem a ser um pouco mais tolerante com o tipo de falhas iniciantes muitas vezes têm. Ainda assim, o tratamento de usuários experientes como hackers nas maneiras que recomendamos aqui será geralmente a maneira mais eficaz para obter respostas úteis fora deles também.

A primeira coisa a entender é que hackers realmente como problemas difíceis e bons, instigantes perguntas sobre eles. Se não o fizéssemos, não estaríamos aqui. Se você dar-nos uma pergunta interessante para mastigar seremos gratos a você; boas perguntas são um estímulo e um presente. Boas perguntas nos ajudar a desenvolver o nosso entendimento, e muitas vezes revelam problemas que podem não ter percebido ou pensado de outra forma. Entre hackers, ‘Boa pergunta!’ é um elogio forte e sincero.

Apesar disso, os hackers têm uma reputação para atender perguntas simples com o que se parece com hostilidade ou arrogância. Às vezes parece que estamos reflexivamente rude para novatos e ignorantes. Mas isso não é realmente verdade.

O que somos, assumidamente, é hostil a pessoas que parecem não estar dispostos a pensar ou fazer a sua própria lição de casa antes de fazer perguntas. Pessoas assim são os dissipadores de tempo? Eles tomam sem dar de volta, e eles perdem tempo que poderia ter passado em outra questão mais interessante e uma outra pessoa mais digna de uma resposta. Nós chamamos pessoas como este ‘perdedores’ (e por razões históricas, por vezes, soletrá-lo  ‘lusers’).

Nós percebemos que há muitas pessoas que só querem usar o software que escrevemos, e que não têm interesse em aprender detalhes técnicos. Para a maioria das pessoas, um computador é apenas uma ferramenta, um meio para um fim; eles têm coisas mais importantes para fazer e vive para viver. Nós reconhecemos que, e não esperar que todos a ter um interesse nas questões técnicas que nos fascinam. No entanto, o nosso estilo de responder perguntas é ajustado para as pessoas que fazem tomar tal interesse e estão dispostos a ser participantes ativos na resolução de problemas. Isso não vai mudar. Nem deve; se o fizesse, que se tornaria menos eficaz nas coisas que fazemos melhor.

Estamos (em grande parte) voluntários. Nós tirar um tempo de vida ocupada para responder a perguntas, e às vezes estamos sobrecarregados com eles. Então, nós filtrar impiedosamente. Em particular, nós jogamos fora perguntas de pessoas que parecem ser os perdedores, a fim de gastar o nosso tempo respondendo a pergunta de forma mais eficiente, em vencedores.

Se você encontrar esta atitude desagradável, condescendente, ou arrogante, verificar os seus pressupostos. Nós não estamos pedindo para você genuflect para nós? Na verdade, a maioria de nós adoraria nada mais do que para lidar com você como um igual e recebê-lo em nossa cultura, se você colocar no esforço necessário para tornar isso possível. Mas não é simplesmente eficiente para nós para tentar ajudar as pessoas que não estão dispostos a ajudar a si mesmos. É OK ser ignorante; não é OK para jogar estúpido.

Assim, enquanto não é necessário já ser tecnicamente competente para chamar a atenção de nós, que é necessária para demonstrar o tipo de atitude que leva a competência? Alerta, pensativo, atento, disposto a ser um parceiro activo no desenvolvimento de uma solução. Se você não pode viver com este tipo de discriminação, sugerimos que você pagar alguém para um contrato de suporte comercial ao invés de pedir hackers para doar pessoalmente ajuda para você.

Se você decidir vir nos pedir ajuda, você não quer ser um dos perdedores. Você não quer parecer um, qualquer um. A melhor maneira de obter uma resposta rápida e ágil é perguntar-lo como uma pessoa com inteligência, confiança e pistas que só acontece de precisar de ajuda em um problema particular.

(Melhorias para este guia são bem-vindos. Você pode enviar sugestões para esrªthyrsus.com ou responder-autoªlinuxmafia.com. Note, porém, que este documento não se destina a ser um guia geral para netiqueta, e nós geralmente rejeitam sugestões que não são especificamente relacionados para suscitar respostas úteis em um fórum técnico.)

Antes que você pergunte

Antes de fazer uma pergunta técnica por e-mail, ou em um grupo de notícias ou em uma placa de site de bate-papo, faça o seguinte:

  1. Tente encontrar uma resposta, pesquisando os arquivos do fórum ou lista que você pretende publicar a discussão.
  2. Tente encontrar uma resposta através de pesquisa na Web.
  3. Tente encontrar uma resposta lendo o manual.
  4. Tente achar uma resposta lendo um FAQ.
  5. Tente encontrar uma resposta por inspeção ou experimentação.
  6. Tente encontrar uma resposta perguntando a um amigo qualificado.
  7. Se você é um programador, tentar encontrar uma resposta lendo o código fonte.

Quando você fazer sua pergunta, exibir o fato de você ter feito essas coisas em primeiro lugar; Isso ajudará a estabelecer que você não está sendo uma esponja preguiçosa e desperdiçar o tempo das pessoas. Melhor ainda, mostrar o que você aprendeu de fazer estas coisas. Nós gostamos de responder a perguntas para as pessoas que demonstraram que podem aprender com as respostas.

Use táticas como fazer uma pesquisa no Google sobre o texto de qualquer mensagem de erro que você começa (busca Google grupos, bem como páginas da Web). Este poderia muito bem levá-lo direto para corrigir documentação ou um fio lista de discussão respondendo à sua pergunta. Mesmo se isso não acontecer, dizendo ‘Eu pesquisei sobre a seguinte frase, mas não obteve qualquer coisa que parecia promissor’ é uma boa coisa para fazer em e-mail ou de notícias postagens pedir ajuda, mesmo porque ele registra o que procura won’ t ajuda. Ele também irá ajudar a dirigir outras pessoas com problemas semelhantes aos seu segmento ligando os termos de pesquisa para o que venha a ser o seu problema e linha resolução.

Não tenha pressa. Não espere para ser capaz de resolver um problema complicado com alguns segundos de googling. Leia e entenda as FAQs, sentar, relaxar e dar o problema algum pensamento antes de se aproximar especialistas. Confie em nós, eles serão capazes de dizer de suas perguntas quanto a leitura e pensar que você fez, e será mais dispostos a ajudar se você venha preparado. Não dispare imediatamente todo o seu arsenal de perguntas só porque sua primeira pesquisa apareceu nenhuma resposta (ou muitos).

Prepare a sua pergunta. Pensar sobre isso. Perguntas Hasty sonoridade obter respostas precipitadas, ou mesmo nenhum. Quanto mais você faz para demonstrar que ter colocado pensamento e esforço para resolver o seu problema antes de procurar ajuda, mais provável que você possa realmente obter ajuda.

Cuidado com a pergunta errada. Se você perguntar a um que é baseado em suposições equivocadas, J. Random Hacker é bastante provável para responder com uma resposta inutilmente literal ao pensar ‘Pergunta estúpida …’, e esperando que a experiência de obter o que você pediu e não o que você precisava vai ensinar -lhe uma lição.

Nunca assuma que você está intitulado a uma resposta. Você não é; você não está, afinal, a pagar pelo serviço. Você vai ganhar uma resposta, se você ganhar, fazendo uma interessante, e pergunta substancial, instigante? aquele que contribui de forma implícita à experiência da comunidade ao invés de meramente passiva exigindo conhecimento de outros.

Por outro lado, deixando claro que você é capaz e disposto a ajudar no processo de desenvolvimento da solução é um começo muito bom. ‘Será que alguém poderia fornecer um ponteiro?‘O que é meu exemplo faltando?’ ‘O site deve Tenho verificado? são mais propensos a ser respondida do que ‘Por favor, poste o procedimento exato que eu deveria usar.’ Porque você está deixando claro que você está realmente disposto a concluir o processo se alguém pode apenas apontar na direção certa.

Quando você pergunta

Escolha o seu fórum com cuidado

Seja sensível em escolher onde fazer sua pergunta. Que são susceptíveis de ser ignorado, ou baixados como um perdedor, se você:

  • envie sua pergunta para um fórum onde é tema
  • postar uma pergunta muito elementar para um fórum onde são esperados questões técnicas avançadas, ou vice-versa
  • cross-post para muitos grupos de notícias diferentes
  • postar um e-mail pessoal para alguém que não é nem um conhecido seu, nem pessoalmente responsável por resolver o seu problema

Hackers explodir a perguntas que são inadequadamente alvo, a fim de tentar proteger os seus canais de comunicação de ser afogado na irrelevância. Você não quer que isso aconteça com você.

O primeiro passo, portanto, é encontrar o fórum certo. Mais uma vez, outros métodos busca da Web Google e são seu amigo. Use-os para encontrar a página da Web projeto mais intimamente associado com o hardware ou software dando-lhe dificuldades. Normalmente, ele terá links para um FAQ (Frequently Asked Questions) lista, e projetar listas e seus arquivos. Estas listas de discussão são os lugares finais para ir para a ajuda, se os seus próprios esforços (incluindo lendo essas FAQs que você encontrou) não encontrar uma solução. A página do projeto podem também descrevem um procedimento de relatório de erro, ou tem um link para um; em caso afirmativo, segui-lo.

Disparando um e-mail para uma pessoa ou fórum que você não está familiarizado com é arriscado na melhor das hipóteses. Por exemplo, não assuma que o autor de uma página informativa quer ser seu consultor livre. Não faça suposições otimistas sobre se a sua pergunta será bem-vinda? Se não tiver certeza, enviá-lo em outro lugar, ou abster-se de enviá-lo em tudo.

Ao selecionar uma lista fórum Web, grupo de notícias ou de correio, não confie o nome por si só muito longe; procurar um FAQ ou charter para verificar a sua pergunta é sobre o tema. Leia parte do tráfego para trás antes de postar assim que você vai ter uma idéia de como as coisas são feitas lá. Na verdade, é uma idéia muito boa para fazer uma pesquisa de palavra-chave para palavras relacionadas ao seu problema no newsgroup ou lista de discussão arquivos antes de postar. Pode encontrar uma resposta, e se não ele vai ajudá-lo a formular uma pergunta melhor.

Não espingarda-blast todos os canais de ajuda disponíveis de uma só vez, isso é como gritar e irrita as pessoas. Passo através deles suavemente.

Saiba o que seu tópico é! Um dos erros clássicos está fazendo perguntas sobre a interface de programação Unix ou Windows em um fórum dedicado a um idioma ou biblioteca ou portátil ferramenta em ambos. Se você não entender por que isso é um erro, você seria melhor fora de não fazer quaisquer perguntas em tudo até que você obtê-lo.

Em geral, perguntas para um fórum público bem selecionado são mais propensos a obter respostas úteis do que questões equivalentes a um privado. Existem várias razões para isso. Uma delas é simplesmente o tamanho do pool de potenciais entrevistados. Outro é o tamanho da audiência; hackers preferem responder a perguntas que educar muitas pessoas do que perguntas que servem apenas alguns.

Compreensivelmente, os hackers qualificados e autores de software populares já estão recebendo mais do que seu quinhão de mensagens segmentadas mis. Ao acrescentar à inundação, você poderia, em casos extremos, até mesmo ser a palha que quebra o camelo para trás? Algumas vezes, contribuintes para projetos populares retiraram o seu apoio, porque os danos colaterais na forma de tráfego de e-mail inútil para suas contas pessoais tornou-se insuportável.

Estouro de Pilha

Search, em seguida, pedir na pilha de câmbio.

Nos últimos anos, a comunidade Pilha Troca de locais emergiu como um recurso importante para responder a questões técnicas e outras e é ainda o fórum preferencial para muitos projetos de código aberto.

Comece com uma pesquisa no Google antes de olhar para Pilha de Valores; Google indexa-lo em tempo real. Há uma boa chance de que alguém já fez uma pergunta semelhante, e os sites Pilha Exchange são muitas vezes perto do topo dos resultados de busca. Se você não encontrar nada através do Google, procurar novamente no site específico mais relevante para a sua pergunta (veja abaixo). Pesquisa com tags podem ajudar a diminuir os resultados.

Se você ainda não encontrou nada, colocar a sua pergunta sobre a um local onde é mais sobre o tema. Use as ferramentas de formatação, especialmente para código e adicionar tags que estão relacionados com a substância da sua pergunta (especialmente o nome da linguagem de programação, sistema operacional, ou biblioteca que você está tendo problemas com). Se um comentarista pede-lhe para obter mais informações, editar a sua mensagem principal para incluí-lo. Se nenhuma resposta é útil, clique na seta para cima para upvote-lo; se uma resposta dá uma solução para o seu problema, clique no cheque sob as setas de voto a aceitá-la como correta.

Pilha de câmbio cresceu para mais de 100 sites, mas aqui são os candidatos mais prováveis:

  • Super User é para perguntas sobre computação de propósito geral. Se sua pergunta não é sobre o código ou programas que você fala somente sobre uma conexão de rede, ele provavelmente vai aqui.
  • Pilha Overflow é para perguntas sobre programação.
  • Falha do servidor é para perguntas sobre servidor e administração de rede.

Vários projetos têm seus próprios sites específicos, incluindo Android, Ubuntu, TeX / LaTeX, e SharePoint. Confira o site Pilha troca de uma lista up-to-date.

Fóruns na Web e IRC

Seu grupo de usuários local, ou sua distribuição Linux, pode anunciar um fórum Web ou canal de IRC onde iniciantes podem obter ajuda. (Em países que não falam Inglês fóruns novatos são ainda mais susceptíveis de serem listas de discussão.) Estes são bons primeiros lugares a fazer, especialmente se você acha que pode ter tropeçou em um problema relativamente simples ou comum. Um canal de IRC anunciada é um convite aberto para fazer perguntas lá e muitas vezes obter respostas em tempo real.

Na verdade, se você tem o programa que está lhe dando problemas de uma distribuição Linux (como é comum hoje em dia), pode ser melhor perguntar no forum / lista da distro antes de tentar fórum projeto/list do programa. Hackers do projeto pode apenas dizer, ‘usar  o nosso build’.

Antes de postar a qualquer fórum Web, verifique se ele tem um recurso de pesquisa. Se isso acontecer, tente um par de palavras-chave pesquisas para algo como seu problema; ele só poderia ajudar. Se você fez uma pesquisa Web geral antes (como você deve ter), procurar o fórum de qualquer maneira; seu motor de busca em toda a Web pode não ter todos deste fórum indexado recentemente.

Há uma tendência crescente para os projetos de fazer suporte ao usuário durante um fórum Web ou canal de IRC, com o e-mail reservados mais para o tráfego de desenvolvimento. Portanto, procure os canais primeiro quando procuram ajuda específica do projeto.

No IRC, provavelmente é melhor não para despejar uma descrição do problema longa sobre a primeira coisa canal; algumas pessoas interpretam isso como canal de alagamento. Melhor para proferir uma linha com uma descrição do problema de uma forma armou para iniciar uma conversa no canal.

Como segundo passo, utilizar listas de discussão do projeto

Quando um projeto tem uma lista de discussão de desenvolvimento, escreva para a lista de discussão, e não para desenvolvedores individuais, mesmo se você acha que sabe quem pode melhor responder a sua pergunta. Verifique a documentação do projeto e sua homepage para o endereço de uma lista de discussão do projeto, e usá-lo. Existem várias boas razões para essa política:

  • Qualquer dúvida bom o suficiente para ser convidado de um desenvolvedor também será de valor para todo o grupo. Pelo contrário, se você suspeitar que sua pergunta é burro demais para uma lista de discussão, não é uma desculpa para hostilizar os desenvolvedores individuais.
  • Fazer perguntas na lista distribui a carga entre os desenvolvedores. O desenvolvedor individual (especialmente se ele é o líder de projeto) pode estar muito ocupado para responder suas perguntas.
  • A maioria das listas de discussão são arquivados e os arquivos são indexados pelos motores de busca. Se você fazer sua pergunta on-lista e ele for atendida, a consulente futuro poderia encontrar a sua pergunta ea resposta na Web em vez de pedir-lo novamente.
  • Se certas questões são vistos para ser perguntado muitas vezes, os desenvolvedores podem usar essa informação para melhorar a documentação ou o próprio software a ser menos confuso. Mas se essas perguntas são feitas em privado, ninguém tem o quadro completo do que perguntas são feitas na maioria das vezes.

Se um projeto tem tanto um ‘usuário’ e uma ‘developer’ (ou ‘hacker’) lista de discussão ou fórum Web, e você não está hackeando no código, pergunte no ‘user’ lista/fórum. Não assuma que você será bem-vinda na lista de desenvolvedores, onde eles estão propensos a experimentar a sua pergunta como ruído perturbar o tráfego desenvolvedor.

No entanto, se você estiver certo de sua pergunta é não-trivial, e você não recebe resposta no ‘user’ lista/fórum para vários dias, tente o ‘developer’ um. Você faria bem para se escondem lá por alguns daysor pelo menos rever os últimos dias de mensagens arquivadas, para aprender os costumes locais antes de postar (na verdade, este é um bom conselho em qualquer lista privada ou semi-privada).

Se não for possível encontrar o endereço de lista de discussão de um projeto, mas apenas ver o endereço do mantenedor do projeto, vá em frente e escrever para o mantenedor. Mas mesmo nesse caso, não assuma que a lista de discussão não existe. Mencionar em seu e-mail que você tentou e não conseguiu encontrar a lista de discussão apropriada. Também mencionar que você não me oponho a ter sua mensagem encaminhada para outras pessoas. (Muitas pessoas acreditam que privado e-mail deve permanecer privado, mesmo se não há nada de secreto nele. Ao permitir que sua mensagem seja encaminhada você dá o seu correspondente uma escolha sobre como lidar com seu e-mail.)

Usar significativas, cabeçalhos assuntos específicos

Em listas de discussão, newsgroups ou fóruns Web, o cabeçalho de assunto é a sua oportunidade de ouro para atrair a atenção dos peritos qualificados em cerca de 50 caracteres ou menos. Não desperdiçá-la em murmúrio como ‘Por favor, me ajude’ (muito menos ‘POR FAVOR ME AJUDE !!!!’; mensagens com assuntos como esse descartadas por reflexo). Não tente nos impressionar com a profundidade de sua angústia; usar o espaço para uma descrição do problema super-concisa em seu lugar.

Uma boa convenção para cabeçalhos de assunto, usado por muitas organizações de suporte técnico, é ‘objeto – desvio’. O ‘objeto’ parte especifica que coisa ou grupo de coisas está tendo um problema, eo ‘desvio’ parte descreve o desvio do comportamento esperado.

Estúpido:
SOCORRO! O vídeo não funciona corretamente no meu laptop!
Inteligente:
X.org 6.8.1 cursor do mouse disforme, Fooware MV1005 vid. chipset
Mais esperto:
X.org 6.8.1 cursor do mouse sobre Fooware MV1005 vid. chipset – é disforme

O processo de escrever um ‘objeto-desvio’ descrição irá ajudá-lo a organizar o seu pensamento sobre o problema em mais detalhes. O que é afetado? Apenas o cursor do mouse ou outros elementos gráficos também? É este específicas para a versão X.org de X? Para a versão 6.8.1? É este específico para Fooware chipsets de vídeo? Para modelar MV1005? Um hacker que vê o resultado pode entender imediatamente o que é que você está tendo um problema com  e  o problema que você está tendo, num ápice.

De modo mais geral, imagine olhando para o índice de um arquivo de perguntas, apenas com as linhas de assunto mostrando. Faça sua linha de assunto refletir sua pergunta bem o suficiente para que a próxima pessoa busca o arquivo com uma pergunta semelhante ao seu será capaz de seguir o fio para uma resposta em vez de postar a pergunta novamente.

Se você faz uma pergunta em uma resposta, certifique-se de mudar a linha de assunto para indicar que você está fazendo uma pergunta. A linha de assunto que se parece com ‘Re: test’ ou ‘Re: novo erro’ é menos provável para atrair quantidades úteis de atenção. Além disso, pare cotação das mensagens anteriores ao mínimo compatível com cluing em novos leitores.

Não basta clicar em responder a uma mensagem da lista, a fim de iniciar um segmento inteiramente novo. Isso irá limitar o seu público. Alguns leitores de email, como o vira-lata, permitir que o usuário para ordenar por fio e, em seguida, ocultar mensagens em um fio dobrando o fio. As pessoas que fazem isso nunca vai ver a sua mensagem.

Mudando de assunto não é suficiente. Mutt, e provavelmente outros leitores de email, olha para outras informações nos cabeçalhos do e-mail para atribuí-la a um fio, não a linha de assunto. Em vez disso começar um inteiramente novo e-mail.

Em fóruns na Web as regras de boas práticas são um pouco diferentes, porque as mensagens são geralmente muito mais ligado a linhas de discussão específicos e muitas vezes invisível fora desses tópicos. Mudando de assunto ao fazer uma pergunta em resposta não é essencial. Nem todos os fóruns permitem mesmo assunto linhas separadas em respostas, e quase ninguém lê-los quando eles fazem. No entanto, fazendo uma pergunta em uma resposta é uma prática duvidosa em si, porque ela só vai ser visto por aqueles que estão assistindo esta discussão. Então, a menos que você tem certeza de que quer pedir Somente as pessoas atualmente ativos no segmento, começar um novo.

Tornar mais fácil para responder

Terminando sua consulta com ‘Por favor, envie a sua resposta a …’ torna bastante improvável que você vai obter uma resposta. Se você não pode ser incomodado para tomar mesmo os poucos segundos necessários para configurar uma correta cabeçalho Reply-To no seu agente de correio, que não pode ser incomodado para demorar ainda alguns segundos para pensar sobre o seu problema. Se o seu programa de correio não permite isso, obter um melhor programa de correio. Se seu sistema operacional não suporta todos os programas de e-mail que permitem isso, obter um sistema operacional melhor.

Em fóruns na Web, pedindo uma resposta por e-mail é liminarmente rude, a menos que você acredita que as informações podem ser sensíveis (e alguém vai, por alguma razão desconhecida, deixá-lo, mas não o fórum inteiro sabe disso). Se você quiser uma cópia de e-mail quando alguém responde em fio, solicitar que o fórum Web enviá-lo; este recurso é suportado em quase toda parte sob opções como ‘assistir esta discussão’‘enviar e-mails em respostas’, etc.

Escrever, gramatical, linguagem clara corretamente soletrado

Encontramos pela experiência que as pessoas que são escritores descuidados e negligentes são geralmente também descuidada e desleixada no pensamento e codificação (muitas vezes o suficiente para apostar em, pelo menos). Respondendo a perguntas de pensadores descuidados e negligentes não é gratificante; nós preferimos gastar nosso tempo em outro lugar.

Portanto, expressar a sua pergunta de forma clara e bem é importante. Se você não pode ser incomodado para fazer isso, não pode ser incomodado para prestar atenção. Passe o esforço extra para polir seu idioma. Ele não tem que ser rígida ou formal? De fato, cultura hacker valoriza a linguagem informal, slangy e bem-humorado usado com precisão. Mas tem que ser precisa; tem que haver alguma indicação de que você está pensando e prestando atenção.

Soletrar, pontuar, e capitalizar corretamente. Não confunda ‘seu’ com ‘é’‘solto’ com ‘perder’, ou ‘discreta’ com ‘discreta’. Não digitar tudo em maiúsculas; este é lido como gritos e considerado rude. (All-Smalls é apenas ligeiramente menos irritante, já que é difícil de ler. Alan Cox pode fugir com ele, mas você não pode.)

De modo mais geral, se você escreve como um peito semi-alfabetizados você vai muito provavelmente ser ignorado. Portanto, não use atalhos de mensagens instantâneas. Ortografia “você” como “u” faz você olhar como um peito semi-alfabetizados para salvar duas teclas digitadas inteiras. Pior: a escrita como um hax0r script kiddie l33t é o beijo absoluto de morte e garante que você vai receber nada além do silêncio de pedra (ou, na melhor das hipóteses, uma baciada ajuda de desprezo e sarcasmo) em troca.

Se você está fazendo perguntas em um fórum que não usa a sua língua nativa, você terá uma quantidade limitada de folga para erros de ortografia e gramática? Mas nenhuma folga extra em tudo para a preguiça (e sim, nós geralmente pode detectar essa diferença). Além disso, se você não sabe o que são línguas do seu entrevistado, escrever em Inglês. Hackers ocupados tendem a perguntas simplesmente lavar em línguas que eles não entendem, e Inglês é a língua de trabalho da Internet. Ao escrever em Inglês-lo a minimizar suas chances de que sua pergunta será descartado não lida.

Se você estiver escrevendo em Inglês, mas é uma segunda língua para você, é boa forma para alertar potenciais entrevistados dificuldades de linguagem potenciais e opções para se locomover-los. Exemplos:

  • Inglês não é minha língua nativa; por favor, desculpe erros de digitação.
  • Se você falar $ LÍNGUA, por favor enviar e-mail / PM-me; I pode precisar de ajuda traduzir a minha pergunta.
  • Estou familiarizado com os termos técnicos, mas algumas gírias e expressões idiomáticas são difíceis para mim.
  • Eu afixei minha pergunta em $ LÍNGUA e Inglês. Eu vou ser feliz para traduzir as respostas, se você usar apenas um ou o outro.

Envie perguntas, formatos padrão acessíveis

Se você fizer a sua pergunta artificialmente difícil de ler, é mais provável a ser preterido em favor de um que não é. Assim:

  • Enviar e-mail de texto simples, não HTML. (Não é difícil desligar HTML.)
  • Anexos MIME são geralmente OK, mas somente se eles são conteúdo real (como um arquivo de origem anexado ou patch), e não apenas clichê gerado pelo seu cliente de email (como uma outra cópia da sua mensagem).
  • Não envie e-mail no qual parágrafos inteiros são linhas simples envolveu-se multiplicam. (Isso torna muito difícil de responder apenas parte da mensagem.) Suponha que seus respondentes será ler e-mails em displays de texto de 80 caracteres de largura e definir a sua quebra de linha em conformidade, para algo inferior a 80.
  • No entanto, não não envolva dados (como arquivo de log lixeiras ou transcrições de sessão) em qualquer largura de coluna fixa. Os dados devem ser incluídos como-é, então entrevistados podem ter confiança de que eles estão vendo o que viu.
  • Não envie MIME codificação Citado de Impressão para um fórum em língua Inglês. Esta codificação pode ser necessário quando você está postando em um ASCII linguagem não cobre, mas muitos agentes de e-mail não apoiá-lo. Quando eles quebram, todas aquelas = 20 glifos espalhadas ao longo do texto são feios e distrair? Ou pode sabotar ativamente a semântica do seu texto.
  • Nunca, nunca esperar hackers para ser capaz de ler formatos de documentos proprietários fechados, como o Microsoft Word ou Excel. A maioria dos hackers reagir a estes tão bem quanto você faria para ter uma pilha fumegante de estrume de porco despejado à sua porta. Mesmo quando eles podem lidar, eles se ressentem de ter que fazê-lo.
  • Se você está enviando e-mail de uma máquina Windows, desligue problemática da Microsoft ‘aspas inglesas’ recurso (De Ferramentas> Opções de AutoCorreção, desmarque a caixa de seleção citações inteligentes sob Formatar ao escrever.). Isto é assim que você vai evitar aspersão caracteres de lixo através de seu e-mail.
  • Em fóruns na Web, não abuse ‘sorridentes’ e ‘html’ características (quando eles estão presentes). Um smiley ou dois é geralmente OK, mas colorido texto extravagante tende a tornar as pessoas pensam que você é coxo. Sério uso excessivo de smileys e cores e fontes vai fazer você sair como uma menina risonha adolescente, que não é geralmente uma boa idéia a menos que você está mais interessado em sexo do que respostas.

Se você estiver usando um cliente de email de interface gráfica como o Netscape Messenger, MS Outlook, ou sua laia, cuidado que ele pode violar essas regras quando usado com suas configurações padrão. A maioria desses clientes têm um menu-based ‘View Source’ comando. Use isso em algo em sua pasta enviado, verificando envio de texto simples sem crud anexado desnecessário.

Seja preciso e informativo sobre o seu problema

  • Descrever os sintomas de seu problema ou erro com cuidado e de forma clara.
  • Descreva o ambiente em que ele ocorre (máquina, sistema operacional, aplicativos, qualquer que seja). Fornecer distribuição do fornecedor e solte nível (por exemplo: ‘Fedora Core 7’,‘Slackware 9.1’ , etc.).
  • Descreva a pesquisa que você fez para tentar entender o problema antes de fazer a pergunta.
  • Descrever as etapas de diagnóstico que você tomou para tentar fixar para baixo o problema si mesmo antes de fazer a pergunta.
  • Descreva todas as alterações recentes, possivelmente relevantes na sua configuração de computador ou software.
  • Se possível, fornecer uma maneira de reproduzir o problema em um ambiente controlado.

Faça o melhor que puder para antecipar as perguntas que um hacker irá pedir, e respondê-las com antecedência, a seu pedido de ajuda.

Dando hackers a capacidade de reproduzir o problema em um ambiente controlado é especialmente importante se você está relatando algo que você acha que é um erro no código. Quando você fizer isso, suas chances de conseguir uma resposta útil e a velocidade com que você são susceptíveis de obter essa resposta tanto melhorar tremendamente.

Simon Tatham escreveu um excelente ensaio intitulado Como relatar erros de forma eficaz. Eu recomendo fortemente que você lê-lo.

O volume não é precisão

Você precisa ser preciso e informativo. Este final não é servido por simplesmente despejar grandes volumes de código ou dados em um pedido de ajuda. Se você tem um caso de teste grande, complicada que está quebrando um programa, tente prepará-la e torná-la tão pequena quanto possível.

Isso é útil para, pelo menos, três razões. Um: ser visto a investir esforço para simplificar a questão torna-se mais provável que você vai obter uma resposta, Dois: simplificando a questão torna mais provável que você vai ter uma útil resposta. Três: No processo de refinar seu relatório de erro, você pode desenvolver uma correção ou solução alternativa si mesmo.

Não se apresse para reivindicar que você encontrou um erro

Quando você está tendo problemas com um pedaço de software, não reivindicamos ter encontrado um erro, a menos que você é muito, muito certo de sua terra. Dica: a menos que você pode fornecer um patch de código-fonte que corrige o problema, ou um teste de regressão contra uma versão anterior que demonstra um comportamento incorreto, você provavelmente não tem certeza suficiente. Isso se aplica a páginas da Web e documentação, também; se você encontrou uma documentação ‘erro’, você deve fornecer texto de substituição e que páginas ele deve ir em frente.

Lembre-se, há muitos outros usuários que não estão experimentando o seu problema. Caso contrário, você teria aprendido sobre isso ao ler a documentação e pesquisa na Web (você fez isso antes de se queixar, não é mesmo?). Isto significa que, muito provavelmente, é você que está fazendo algo errado, não o software.

As pessoas que escreveram o software trabalhar muito duro para fazê-lo funcionar tão bem quanto possível. Se você afirmar ter encontrado um erro, você será impugnando sua competência, o que pode ofender alguns deles até mesmo se você está correto. É especialmente undiplomatic a gritar ‘erro’ na linha Assunto.

Ao fazer sua pergunta, o melhor é escrever como se você assumir que você está fazendo algo errado, mesmo se você estiver em privado certeza de ter encontrado um erro real. Se realmente existe um erro, você vai ouvir sobre isso na resposta. Jogá-lo para que os mantenedores vai querer pedir desculpas a você se o erro é real, ao invés de modo que você deve a eles um pedido de desculpas se você desarrumada.

 

Rastejante não é um substituto para fazer sua lição de casa

Algumas pessoas que recebem que eles não deveriam se comportar grosseiramente ou arrogantemente, exigindo uma resposta, retirar-se para o extremo oposto de rastejar. ‘Eu sei que eu sou apenas um perdedor novato patético, mas …’. Isso é perturbador e inútil. É especialmente irritante quando ele é combinado com indefinição sobre o problema real.

Não desperdice o seu tempo, ou o nosso, sobre a política de primatas bruto. Em vez disso, apresentar os fatos de fundo e a sua pergunta tão claramente quanto possível. Essa é a melhor maneira de posicionar-se que por rastejante.

Às vezes, fóruns na Web têm lugares separados para perguntas novatos. Se você acha que tenho uma pergunta novato, basta ir lá. Mas não se rastejar lá.

Descreva os sintomas do problema, e não seus palpites

Não é útil para dizer hackers que você acha que está causando o problema. (Se suas teorias de diagnóstico era tal coisa quente, você seria consultar outras pessoas para ajudar?) Então, certifique-se que você está dizendo-lhes os sintomas matérias de que corre mal, ao invés de suas interpretações e teorias. Deixe-os fazer a interpretação e diagnóstico. Se você sente que é importante afirmar o seu palpite, rotulá-la claramente como tal e descrever por que a resposta não está funcionando para você.

Estúpido:
Estou ficando back-to-back erros Sig11 em compilações do kernel, e suspeitar de uma rachadura em um dos traços da placa-mãe. Qual é a melhor maneira de verificar para quem?
Inteligente:
Minha casa construída K6/233 em uma placa-mãe FIC-PA2007 (VIA Apollo VP2 chipset) com 256MB Corsair PC133 SDRAM começa a ficar erros Sig11 frequente cerca de 20 minutos depois de power-on durante o curso do kernel compila, mas nunca nos primeiros 20 minutos. Que a reinicialização não reiniciar o relógio, mas desligar durante a noite faz. Trocar toda a RAM não ajudou. A parte relevante de um log típica sessão de compilação segue.

Desde o ponto anterior parece ser uma pergunta difícil para muitas pessoas a entender, aqui está uma frase para lembrá-lo: “Todos os diagnosticadores são de Missouri.” Esse lema oficial do estado norte-americano é “Mostre-me” (ganhou em 1899, quando o congressista Willard D . Vandiver disse “Eu venho de um país que levanta milho e algodão e carrapichos e democratas, e eloqüência espumoso não convence nem me satisfaz. Eu sou de Missouri. Você tem que me mostrar.”) No caso de diagnosticadores, é não uma questão de ceticismo, mas sim um literal, necessidade funcional para ver o que está mais próximo possível para a mesma evidência crua que você vê, ao invés de suas suposições e resumos. Mostre-nos.

Descreva os sintomas do seu problema em ordem cronológica

As pistas mais úteis em descobrir algo que deu errado se encontram frequentemente nos eventos imediatamente anteriores. Então, sua conta deve descrever exatamente o que você fez, e o que a máquina e software fez, levando até a explosão. No caso de processos de linha de comando, tendo um registo de sessão (por exemplo, utilizando o utilitário de script) e citando os relevantes vinte ou mais linhas é muito útil.

Se o programa que explodiu em você tem opções de diagnóstico (como -v para verbose), tente selecionar opções que irá adicionar informações de depuração útil para a transcrição. Lembre-se que mais não é necessariamente melhor; tente escolher um nível de depuração que irá informar, em vez de se afogar o leitor no lixo.

Se a sua conta acaba sendo longa (mais de cerca de quatro parágrafos), pode ser útil para indicar sucintamente o principal problema, então siga com o conto cronológica. Dessa forma, os hackers vão saber o que observar na leitura de sua conta.

Descrever o objetivo, e não o passo

Se você está tentando descobrir como fazer algo (ao contrário de relatar um bug), começar por descrever a meta. Só então descrever a etapa especial para ele que você está bloqueado em.

Muitas vezes, as pessoas que precisam de ajuda técnica tem um objetivo de alto nível em mente e ficar preso em que eles acham que é um caminho particular para a meta. Eles vêm para ajudar com o passo, mas não percebem que o caminho é errado. Pode demorar esforço substancial para superar isso.

Estúpido:
Como faço para obter a cor-picker no programa FooDraw para tomar um valor RGB hexadecimal?
Inteligente:
Eu estou tentando substituir a tabela de cores em uma imagem com valores de minha escolha. Neste momento, a única maneira que eu posso ver de fazer isso é através da edição cada slot mesa, mas eu não posso começar seletor de cores do FooDraw para tomar um valor RGB hexadecimal.

A segunda versão da pergunta é inteligente. Ele permite que uma resposta que sugere uma ferramenta mais adequada para a tarefa.

Não pedir às pessoas para responder por e-mail privado

Hackers acreditam que a solução de problemas deve ser um processo público, transparente durante o qual uma primeira tentativa de uma resposta pode e deve ser corrigida, se alguém percebe mais experientes que esteja incompleta ou incorreta. Além disso, ajudantes obter algum do seu recompensa por ser entrevistados de ser visto para ser competente e conhecedor por seus pares.

Quando você pedir uma resposta privada, você está interrompendo o processo e a recompensa. Não faça isso. É o entrevistado escolha se deseja responder em particular? E se ele ou ela faz, geralmente é porque ele ou ela pensa que a questão é muito mal-formado ou óbvia a ser interessante para os outros.

Há uma exceção limitada a esta regra. Se você acha que a questão é de tal forma que é provável que você obter muitas respostas que são todos muito semelhantes, então as palavras mágicas são ‘e-mail me e vou resumir as respostas para o grupo’. É cortês para tentar salvar a lista de discussão ou newsgroups uma inundação de postagens substancialmente idênticas? Mas você tem que manter a promessa de resumir.

Seja explícito sobre sua pergunta

perguntas abertas tendem a ser percebidos como sumidouros de tempo abertas. Aquelas pessoas com maior probabilidade de ser capaz de dar-lhe uma resposta útil também são as pessoas mais ocupadas (se só porque eles assumem a maior parte-se trabalhar). Pessoas assim são alérgicas a abrir-ended pias de tempo, portanto, eles tendem a ser alérgico a open-ended perguntas.

Você é mais provável conseguir uma resposta útil se você é explícito sobre o que você quer entrevistados para fazer (fornecer indicações, enviar o código, verificar a sua correção, o que for). Isto irá concentrar seus esforços e colocar implicitamente um limite superior sobre o tempo ea energia um entrevistado deve alocar a ajudá-lo. Isso é bom.

Para compreender o mundo os especialistas viver, pensar de especialização como um recurso e tempo para responder como um escasso um abundante. A menos de um compromisso vez que você perguntar implicitamente, o mais provável que você para obter uma resposta de alguém realmente bom e muito ocupado.

Por isso, é útil para enquadrar sua pergunta para minimizar o compromisso do tempo necessário para um especialista para área de TI? mas isso muitas vezes não é a mesma coisa que simplificar a questão. Assim, por exemplo,‘Você me dar um ponteiro para uma boa explicação de X?’ é geralmente uma questão mais esperto do que ‘Poderia explicar X, por favor? Se você tem algum código de mau funcionamento, geralmente é mais inteligente para pedir a alguém para explicar o que está errado com ele do que está a pedir a alguém para consertá-lo.

Quando perguntando sobre o código

Não pedir a outros para depurar seu código quebrado sem dar uma dica que tipo de problema eles devem estar procurando. Publicação de algumas centenas de linhas de código, dizendo que “não funciona”, você vai ter ignorado. Publicação de uma dúzia de linhas de código, dizendo que “após a linha 7 Eu estava esperando para ver <x>, e <y> ocorreu em vez” é muito mais provável que você obtenha uma resposta.

A maneira mais eficaz para ser mais preciso sobre um problema de código é fornecer um caso de teste mínimo-demonstrando bug. O que é um caso de teste mínimo? É uma ilustração do problema; apenas o código suficiente para apresentar o comportamento indesejável e não mais. Como você faz um caso de teste mínimo? Se você sabe que linha ou seção de código está produzindo o comportamento problemático, faça uma cópia do mesmo e adicionar apenas o suficiente apoio código para produzir um exemplo completo (ou seja, o suficiente para que a fonte é aceitável para o compilador/intérprete/whatever aplicação processa-lo). Se você não pode reduzi-lo a uma determinada seção, faça uma cópia da fonte e começar a remover pedaços que não afetam o comportamento problemático. Quanto menor for o seu caso de teste mínimo é, o melhor (veja  a seção chamada ‘O volume não é precisão’).

Gerando um caso de teste mínimo muito pequeno não será sempre possível, mas tentando é boa disciplina. Pode ajudá-lo a aprender o que você precisa para resolver o problema em seu próprio país? E mesmo quando isso não acontece, os hackers gostam de ver que você já tentou. Ele irá torná-los mais cooperativa.

Se você simplesmente quer uma revisão de código, dizem tanto na frente, e não se esqueça de mencionar que áreas você acha que pode particularmente precisa de revisão e porquê.

Não poste perguntas de casa

Hackers são bons em detectar questões de casa; a maioria de nós fizeram-los nós mesmos. Estas questões são para você trabalhar para fora, de modo que você vai aprender com a experiência. É OK para pedir sugestões, mas não para soluções inteiras.

Se suspeitar que você tenha sido aprovada uma pergunta lição de casa, mas não pode resolvê-lo de qualquer maneira, tente perguntar em um fórum usuário ou grupo (como último recurso) em um ‘user’ lista/fórum de um projeto. Enquanto os hackers vai detectá-lo, alguns dos usuários avançados podem, pelo menos, dar uma dica.

Podar consultas inúteis

Resista à tentação de fechar seu pedido de ajuda com perguntas semanticamente nulas como ‘Alguém pode me ajudar?’ ou ‘Existe uma resposta? Primeiro: se você escrever sua descrição do problema no meio do caminho com competência, tais alinhavar-em questões são, na melhor supérfluo. Segundo: porque eles são supérfluos, hackers encontrá-los chato? e é provável que retornar respostas logicamente impecável, mas desdenhosos como ‘Sim, você pode ser ajudado’ e ‘Não, não há nenhuma ajuda para você.’

Em geral, pedindo sim-ou-não perguntas é uma coisa boa para evitar a menos que você quer um  sim ou nenhuma resposta.

Não sinalize a sua pergunta como  ‘urgente’, mesmo que seja para você

Isso é problema seu, não nosso. Alegando urgência é muito provável que seja contra-producente: a maioria dos hackers simplesmente excluir essas mensagens como tentativas rudes e egoístas que provocam atenção imediata e especial. Além disso, a palavra ‘urgente’ (e outras tentativas semelhantes para agarrar a atenção na linha de assunto), muitas vezes desencadeia filtros de spam – seus destinatários pode nunca vê-lo em tudo!

Há um semi-excepção. Pode valer a pena mencionar se você estiver usando o programa em algum lugar de alto perfil, que os hackers vão receber cerca animado; em tal caso, se você estiver sob pressão de tempo, e você dizer isso educadamente, as pessoas podem se interessar o suficiente para responder mais rápido.

Isso é uma coisa muito arriscado de fazer, no entanto, porque métrica dos hackers para o que é excitante provavelmente difere da sua. Publicação da Estação Espacial Internacional se qualificar, por exemplo, mas a postar em nome de uma causa de caridade ou política de bem-estar quase certamente não. Na verdade, postando ‘Urgente: me ajudar a salvar as focas bebés distorcido!’ terá confiável você evitado ou inflamado mesmo por hackers que pensam focas bebés difusos são importantes.

Se você encontrar este misterioso, voltar a ler o resto deste how-to repetidamente até entendê-lo antes de postar alguma coisa.

Cortesia nunca é demais, e às vezes ajuda

Seja gentil. Use ‘por favor’ e ‘Obrigado por sua atenção’ ou ‘Obrigado por sua consideração’. Deixe claro que você apreciar o tempo que as pessoas passam a ajudar de graça.

Para ser honesto, isto não é tão importante como (e não pode substituir) sendo gramatical, claro, preciso e descritivo, evitando formatos proprietários etc.; hackers em geral preferem obter relatórios de bugs pouco bruscas mas tecnicamente afiados do que imprecisão educado. (Se isto confunde você, lembre-se que valorizamos uma pergunta por que ela nos ensina.)

No entanto, se você tem seus patos técnicos em uma fileira, polidez faz aumentar suas chances de obter uma resposta útil.

(Devemos notar que a única objeção séria que recebemos de hackers veteranos para este COMO FAZER é com relação a nossa recomendação anterior para usar  ‘Obrigado antecipadamente’. Alguns hackers sentir essa conota a intenção de não agradecer a alguém depois. Nossa recomendação é que quer dizer  ‘Obrigado antecipadamente’ primeiro e agradecer entrevistados depois, ou expressar a cortesia de uma forma diferente, como dizendo ‘Obrigado por sua atenção’ ou ‘Obrigado por sua consideração’.)

Seguir-se com uma breve nota sobre a solução

Enviar uma nota depois que o problema foi resolvido a todos os que o ajudaram; que eles saibam como ele saiu e agradecê-los novamente por sua ajuda. Se o problema atraiu o interesse geral em uma lista de discussão ou newsgroup, é apropriado para postar o acompanhamento lá.

Idealmente, a resposta deve ser para o segmento iniciado pela postagem pergunta original, e deveria ter ?FIXO ?, ?Resolvido? ou um tag igualmente óbvio na linha de assunto. Em listas de discussão com retorno rápido, um entrevistado potencial que vê uma discussão sobre ‘Problema X’ terminando com ‘Problema X – FIXO’ não sabe a perder sua/seu tempo, mesmo lendo o fio (a menos que ele (a) pessoalmente encontra Problema X interessante) e, portanto, pode usar esse tempo resolvendo um problema diferente.

O seu acompanhamento não tem que ser longo e complicado; um simples ‘Olá? era um cabo de rede falhou! Obrigado, todos. – Bill’ seria melhor do que nada. Na verdade, um resumo curto e doce é melhor do que uma longa dissertação, a menos que a solução tem verdadeira profundidade técnica. Diga o que ação resolveu o problema, mas você não precisa repetir a seqüência de resolução de problemas todo.

Para problemas com alguma profundidade, é adequado para deixar um resumo da história solução de problemas. Descreva a sua declaração final problema. Descreva o que funcionou como uma solução, e indicar becos sem saída evitáveis depois disso. Os becos sem saída deve vir depois a solução correta e outro material resumo, em vez de virar o acompanhamento em uma história de detetive. Nomear os nomes das pessoas que o ajudaram; você vai fazer amigos assim.

Além de ser cortês e informativo, este tipo de acompanhamento irá ajudar os outros em busca do arquivo da lista de discussão/grupo de notícias/ fórum para saber exatamente qual a solução que você ajudou e, portanto, também pode ajudá-los.

Por último, e não menos importante, este tipo de acompanhamento ajuda a todos que ajudaram sentir uma sensação satisfatória de encerramento sobre o problema. Se você não é um techie ou um hacker mesmo, confiar em nós que este sentimento é muito importante para os gurus e especialistas que tocou para obter ajuda. narrativas problema que paro em nada por resolver são coisas frustrantes; hackers coçar para vê-los resolvido. O ágio que coçar que coceira você ganha vai ser muito, muito útil para você na próxima vez que você precisa para fazer uma pergunta.

Pense em como você pode ser capaz de evitar que outras pessoas com o mesmo problema no futuro. Pergunte-se se a documentação ou FAQ remendo iria ajudar, e se a resposta for sim enviar esse patch para o mantenedor.

Entre hackers, este tipo de comportamento bom acompanhamento é realmente mais importante do que a educação convencional. É como você ter uma reputação de jogar bem com os outros, que podem ser um recurso muito valioso.

Como interpretar Respostas

RTFM e STFW: Como saber Você Sério estragado

Há uma tradição antiga e sagrada: se você receber uma resposta que lê  ‘RTFM’ , a pessoa que o enviou acha que você deve ter lido o manual do caralho. Ele ou ela é quase certamente certo. Vá ler.

RTFM tem um parente mais jovem. Se você receber uma resposta que lê ‘STFW’, a pessoa que o enviou acha que você deveria ter Procurado a porra Web. Ele ou ela é quase certamente certo. Vá procurá-la. (A versão mais suave deste é quando você disse ‘Google é seu amigo!’).

Em fóruns na Web, você também pode ser dito para procurar nos arquivos do fórum. De fato, alguém pode até ser tão amável para fornecer um ponteiro para o segmento anterior, onde este problema foi resolvido. Mas não contar com esta consideração; fazer o seu arquivo-searching antes de pedir.

Muitas vezes, a pessoa dizendo-lhe para fazer uma pesquisa tem o manual ou a página da web com a informação que você precisa aberto, e está olhando para ele como ele ou ela tipos. Estas respostas significam que o respondedor pensa (a) a informação que você precisa é fácil de encontrar, e (b) você vai aprender mais se você procurar a informação do que se você tem isso de mão beijada para você.

Você não deve ser ofendido por isso; pelos padrões de hackers, o entrevistado está mostrando um tipo áspero de respeito simplesmente por não ignorá-lo. Em vez disso você deve ser grato por esta bondade de avó.

Se você não entende…

Se você não entender a resposta, não saltam imediatamente de volta uma demanda por esclarecimentos. Usar as mesmas ferramentas que você usou para tentar responder à sua pergunta original (manuais, FAQs, Web, amigos qualificados) para entender a resposta. Então, se você ainda precisa de pedir esclarecimentos, exibem o que você aprendeu.

Por exemplo, suponha que eu lhe digo: ‘Parece que você tem uma zentry preso; você precisa limpá-la.’ Então: aqui está uma  pergunta acompanhamento: ‘O que é um zentry? Aqui está uma boa pergunta acompanhamento: ‘OK, eu li a página man e zentries são apenas mencionados sob o -z e -p. Nenhum deles diz nada sobre o cancelamento zentries. É um destes ou estou faltando alguma coisa aqui?

Lidar com grosseria

Muito do que se parece com grosseria em círculos hacker não tem a intenção de ofender. Pelo contrário, é o produto do estilo de comunicação, cut-through-the-besteira direta que é natural para as pessoas que estão mais preocupados sobre como resolver problemas do que fazer os outros sentir morno e distorcido.

Quando você percebe grosseria, tente reagir com calma. Se alguém está realmente agindo fora, é muito provável que uma pessoa idosa na lista ou grupo de notícias ou fórum irá chamar-lhe sobre ele. Se isso não acontecer e você perder o seu temperamento, é provável que a pessoa que você perdê-lo no estava se comportando dentro das normas da comunidade de hackers e você será considerado em falta. Isso vai prejudicar suas chances de obter as informações ou ajuda que você deseja.

Por outro lado, você irá ocasionalmente executar toda grosseria e postura que é completamente desnecessário. O outro lado da moeda do acima é que é forma aceitável para bater criminosos reais bastante difícil, dissecando seu mau comportamento com um bisturi verbal afiada. Seja muito, muito certo do seu solo antes de você tentar fazer isso, no entanto. A linha entre a correção de uma incivilidade e iniciar uma flamewar inútil é fina o suficiente para que os próprios hackers não raramente errar através dela; se você é um novato ou um estranho, suas chances de evitar tal erro são baixos. Se você é após a informação em vez de entretenimento, é melhor manter seus dedos do teclado do que arriscar isso.

(Algumas pessoas afirmam que muitos hackers têm uma forma leve de autismo ou Síndrome de Asperger, e são realmente faltando alguns dos circuitos cerebrais que lubrifica ‘normal’ interação social humana. Isso pode ou não ser verdade. Se você não é um hacker-se, pode ajudá-lo a lidar com as nossas excentricidades, se você pensa de nós como sendo uma lesão cerebral Vá em frente Nós não vai se importar;.. que gostaria de ser tudo o que é que somos, e geralmente têm um saudável ceticismo sobre rótulos clínicos).

As observações de Jeff Bigler sobre filtros tato também são relevantes e vale a pena ler.

Na próxima seção, vamos falar sobre uma questão diferente; o tipo de ‘grosseria’ você vai ver quando você se comportar mal.

Por não reagindo como um perdedor

As probabilidades são que você vai estragar algumas vezes em fóruns da comunidade de hackers? Em formas detalhadas neste artigo, ou similar. E você vai ser dito exatamente como você asneira, possivelmente com apartes coloridos. Em público.

Quando isso acontece, a pior coisa que você pode fazer é lamentar sobre a experiência, afirmam ter sido verbalmente agredido, desculpas demanda, gritar, prender a respiração, ameaçar processos, reclamar aos empregadores das pessoas, deixar o assento da sanita para cima, etc. Em vez disso, aqui está o que você faz:

Deixe isso para trás. É normal. Na verdade, é saudável e adequada.

Normas comunitárias não mantêm-se: Eles estão mantidos por pessoas aplicá-las ativamente, visivelmente, em público. Não se queixem de que todas as críticas deveriam ter sido transmitida via e-mail privado: Isso não é assim que funciona. Nem é útil insistir que você foi pessoalmente insultado quando alguém comenta que uma das suas reivindicações estava errado, ou que seus pontos de vista diferentes. Essas são atitudes perdedor.

Houve fóruns de hackers, onde, por algum senso equivocado de hiper-cortesia, os participantes são proibidos de publicar qualquer busca de falhas com mensagens dos outros, e disse ‘Não diga nada se você estiver disposto a ajudar o usuário.’ A partida resultante de participantes clueful para outro lugar faz com que eles descem para balbuciar sem sentido e se tornam inúteis como fóruns técnicos.

Exageradamente ‘friendly’ (em que a moda) ou útil: escolha um.

Lembre-se: quando aquele hacker diz que você asneira, e (não importa o quão rudemente) diz-lhe para não fazê-lo novamente, ele está agindo por preocupação com (1) você e (2) sua comunidade. Seria muito mais fácil para ele ignorá-lo e filtrar você fora de sua vida. Se você não consegue ser grato, pelo menos, ter um pouco de dignidade, não lamente, e não esperar ser tratado como uma boneca frágil só porque você é um recém-chegado com uma alma teatralmente hipersensível e delírios de direito .

Às vezes as pessoas vão atacá-lo pessoalmente, chama sem uma razão aparente, etc., mesmo se você não estragar (ou só asneira em sua imaginação). Neste caso, reclamando é o caminho para realmente estragar.

Estes flamers são ou lamers que não têm uma pista, mas se julgam especialistas, ou pretensos psicólogos testar se você vai estragar. Os outros leitores ignorá-los, ou encontrar maneiras de lidar com eles por conta própria. O comportamento dos flamers’ cria problemas para si mesmos, que não tem que lhe dizem respeito.

Não se deixe ser arrastado para uma flamewar, tampouco. A maioria das chamas são mais ignorados? depois de ter verificado se eles são realmente chamas, não ponteiros para as maneiras pelas quais você asneira, e não habilmente cifrados respostas para sua pergunta reais (isto acontece também).

Perguntas a não perguntar

Aqui estão algumas perguntas estúpidas clássicas, eo que hackers estão pensando quando não respondê-las.

Q:  Onde posso encontrar o programa ou recurso X?
Q:  Como posso usar X para fazer Y?
Q:  Como posso configurar meu janela de comandos?
Q:  Posso converter um documento acmecorp em um arquivo TeX usando o conversor de arquivo do Baixo-o-matic?
Q:  Meu {programa, configuração, instrução SQL} não funciona
Q:  Eu estou tendo problemas com a minha máquina Windows. Você pode ajudar?
Q:  Meu programa não funciona. Acho instalação do sistema X está quebrado.
Q:  Eu estou tendo problemas ao instalar o Linux ou X. Pode me ajudar?
Q:  Como posso quebrar / roubar-ops do canal de privilégios de root / ler de alguém e-mail?
Q: Onde posso encontrar o programa ou recurso X?
UMA: O mesmo lugar que eu encontrá-lo, tolo? Na outra extremidade de uma pesquisa na web. Ghod, que todo mundo não sabe como usar o Google ainda?
Q: Como posso usar X para fazer Y?
UMA: Se o que você quer é fazer Y, você deve fazer essa pergunta, sem pré-supondo o uso de um método que pode não ser apropriado. Perguntas deste formulário, muitas vezes indicar uma pessoa que não é meramente ignorante sobre X, mas confuso sobre o problema Y estão resolvendo e demasiado obcecado com os detalhes de sua situação particular. Em geral, é melhor para ignorar essas pessoas até que elas definem o seu problema melhor.
Q: Como posso configurar a minha janela de comandos?
UMA: Se você é inteligente o suficiente para fazer esta pergunta, você é inteligente o suficiente para RTFM e descobrir a si mesmo.
Q: Posso converter um documento acmecorp em um arquivo TeX usando o conversor de arquivo-Bass-o-matic?
UMA: Experimente e veja. Se você fizer isso, você (a) aprender a resposta, e (b) parar de desperdiçar meu tempo.
Q: Meu {programa, configuração, instrução SQL} não funciona
UMA: Esta não é uma pergunta, e eu não estou interessado em jogar Vinte Perguntas para erguer sua pergunta real fora de você? Eu tenho coisas melhores para fazer. Ao ver algo como isso, a minha reacção é normalmente de um dos seguintes procedimentos:

  • você tem mais alguma coisa a acrescentar?
  • oh, isso é muito ruim, espero que você obtê-lo fixo.
  • e isso tem exatamente o que fazer comigo?
Q: Estou tendo problemas com minha máquina Windows. Você pode ajudar?
UMA: Sim. Jogue fora que a Microsoft lixo e instalar um sistema operacional de código aberto como o Linux ou BSD.Nota: você pode fazer perguntas relacionadas com máquinas Windows se eles são cerca de um programa que tem um do Windows oficiais construir, ou interage com máquinas Windows (ou seja, Samba). Basta não ser surpreendido com a resposta que o problema é com o Windows e não o programa, porque o Windows é tão quebrado em geral que este é muitas vezes o caso.
Q: Meu programa não funciona. Acho instalação do sistema X está quebrado.
UMA: Embora seja possível que você é a primeira pessoa a notar uma deficiência óbvia em chamadas e bibliotecas muito utilizadas por centenas ou milhares de pessoas do sistema, é bastante mais provável que você está completamente à nora. Afirmações extraordinárias exigem provas extraordinárias; quando você faz um pedido como este, você deve guardá-lo com documentação clara e exaustiva do caso de falha.
Q: Estou tendo problemas para instalar o Linux ou X. Pode me ajudar?
UMA: Não. Eu precisaria de hands-on acesso à sua máquina para solucionar isto. Vá perguntar a seu grupo de usuários Linux local para obter ajuda hands-on. (Você pode encontrar uma lista de grupos de usuários aqui.)Nota: perguntas sobre a instalação do Linux pode ser apropriado se você estiver em uma lista fórum ou discussão sobre uma distribuição particular, e o problema é com que distro; ou em fóruns de grupos de usuários locais. Neste caso, certifique-se de descrever os detalhes exatos do fracasso. Mas fazer cuidadosa busca em primeiro lugar, com “linux” e todas as peças suspeitas de hardware.
Q: Como posso quebrar/roubar-ops do canal de privilégios de root/ ler de alguém e-mail?
UMA: Você é um canalha por querer fazer tais coisas e um idiota por perguntar um hacker para ajudá-lo.

Perguntas bons e maus

Finalmente, eu estou indo para ilustrar como fazer perguntas em uma maneira inteligente por exemplo; pares de perguntas sobre o mesmo problema, um deles perguntou de um jeito estúpido e um em uma maneira inteligente.

Estúpido: Onde posso descobrir coisas sobre o Foonly Flurbamatic?
Esta questão apenas implora para “STFW” como resposta.
Inteligente: Usei o Google para tentar encontrar  ‘Foonly Flurbamatic 2600’  na web, mas eu não tenho sucessos úteis. Posso obter um ponteiro para programar informações sobre este dispositivo?
Este já STFWed, e soa como pode haver um problema real.
Estúpida: Eu não posso obter o código do projeto foo compilar. Por que é quebrado?
O consulente assume que alguém asneira. Git arrogante …
Inteligente: O código do projeto foo não compila sob Nulix versão 6.2. Eu li o FAQ, mas não tem nada nele sobre os problemas relacionados com o Nulix. Aqui está uma transcrição da minha tentativa de compilação; é algo que eu fiz?
O consulente especificou o ambiente, leia o FAQ, está mostrando o erro, e não está a assumir seus problemas são culpa de outra pessoa. Este pode valer a pena alguma atenção.
Estúpido: Eu estou tendo problemas com a minha mãe. Alguém pode ajudar?
A resposta de J. Random Hacker para isso é provável que seja ‘Certo. Você precisa de arrotos e fraldas também?’ seguido de um soco da tecla delete.
Inteligente: Eu tentou X, Y, e Z na placa-mãe S2464. Quando isso não funciona, eu tentei A, B, e C. Note o sintoma curioso quando tentei C. Obviamente o florbish é grommicking, mas os resultados não são o que se poderia esperar. Quais são as causas usuais de grommicking em placas-mãe Athlon MP? Qualquer idéias para mais testes eu posso correr de definir o problema tem?
Esta pessoa, por outro lado, parece digno de uma resposta. Ele/ela exibiu inteligência para resolver problemas em vez de passivamente à espera de uma resposta a cair do alto.

Na última pergunta, notar a diferença sutil, mas importante entre exigir ‘Me dê uma resposta’ e ‘Por favor, me ajudar a descobrir o que diagnósticos adicionais eu posso correr para alcançar a iluminação.’

Na verdade, a forma de esta última pergunta é fortemente baseado em um incidente real que aconteceu em agosto de 2001, sobre a lista de discussão linux-kernel (lkml). I (Eric) foi o único a fazer a pergunta nesse momento. Eu estava vendo travamentos misteriosos em uma placa-mãe Tyan S2462. Os membros da lista fornecida a informação crítica que eu precisava para resolvê-los.

Fazendo a pergunta da maneira que eu fiz, eu deu às pessoas algo para mastigar; I tornou fácil e atraente para eles se envolverem. Eu demonstrei respeito pela habilidade dos meus colegas e convidou-os a consultar-me como um par. Eu também demonstrou respeito pelo valor do seu tempo, dizendo-lhes os becos sem saída. Eu já tinha degradado.

Depois, quando eu agradeceu a todos e disse o quão bem o processo tinha trabalhado, um membro lkml observou que ele pensou que tinha trabalhado não porque eu sou um ‘nome’ nessa lista, mas porque eu fiz a pergunta na forma adequada.

Hackers são de certa forma uma meritocracia muito cruel; Estou certo de que ele estava certo, e que se eu tivesse comportado como uma esponja eu teria sido inflamado ou ignorado não importa quem eu era. Sua sugestão que eu escrever todo o incidente como instrução para os outros levou diretamente para a composição deste guia.

Se você não pode dar uma resposta

Se você não pode obter uma resposta, por favor, não levá-la pessoalmente que nós não sentimos que podemos ajudá-lo. Às vezes, os membros do grupo perguntou simplesmente não pode saber a resposta. Nenhum de resposta não é o mesmo que ser ignorado, embora reconhecidamente, é difícil detectar a diferença de fora.

Em geral, simplesmente re-publicar a sua pergunta é uma má idéia. Isso será visto como inutilmente irritante. Tenha paciência: a pessoa com a sua resposta pode estar em um fuso horário diferente e dormindo. Ou pode ser que sua pergunta não foi bem-formado, para começar.

Existem outras fontes de ajuda que você pode ir, muitas vezes fontes melhor adaptada às necessidades de um principiante.

Há muitos grupos de usuários online e locais que são entusiastas sobre o software, mesmo que nunca tenha escrito qualquer software próprios. Estes grupos geralmente formam para que as pessoas podem ajudar uns aos outros e ajudar novos usuários.

Há também uma abundância de empresas comerciais que você pode contratar para ajudar, grandes e pequenos. Não desanime com a idéia de ter que pagar por um pouco de ajuda! Afinal, se o motor do carro sopra uma junta da cabeça, as chances são que você iria levá-la a uma oficina e pagar para obtê-lo fixo. Mesmo que o software não custa nada, você não pode esperar que o apoio sempre vem de graça.

Para softwares populares como o Linux, existem pelo menos 10.000 usuários por desenvolvedor. Não é apenas possível para uma pessoa para lidar com as chamadas de suporte de mais de 10.000 usuários. Lembre-se que mesmo se você tem que pagar para a sustentação, você ainda está pagando muito menos do que se você tivesse que comprar o software, bem como (e suporte para software de código fechado é geralmente mais caro e menos competente do que o suporte para software de código aberto).

Como responder a perguntas de uma maneira útil

Seja gentil. Stress relacionado com o problema pode tornar as pessoas parecer rude ou estúpido, mesmo quando eles não são.

Responder a um réu primário off-line. Não há necessidade de humilhação pública para alguém que pode ter cometido um erro honesto. Um verdadeiro novato pode não saber como procurar arquivos ou onde o FAQ é armazenado ou postadas.

Se você não sabe com certeza, que o diga! A resposta errada, mas autoritária-som é pior do que nenhum. Não aponte qualquer um por um caminho errado, simplesmente porque é divertido para soar como um especialista. Seja humilde e honesto; dar um bom exemplo, tanto para o consulente e seus pares.

Se você não pode ajudar, não impedemNão faça piadas sobre procedimentos que podem trash configuração do usuário? O pobre coitado pode interpretar estes como instruções.

Faça perguntas para extrair mais detalhes. Se você é bom nisso, o consulente vai aprender alguma coisa? e assim pode você. Tente virar a pergunta ruim em um bom; lembre-se que éramos todos novatos uma vez.

Enquanto murmurava RTFM às vezes é justificada quando responder a alguém que é apenas um pateta preguiçoso, um ponteiro para a documentação (mesmo que seja apenas uma sugestão para o Google para uma frase-chave) é melhor.

Se você estiver indo para responder à pergunta em tudo, dá um bom valorNão sugira soluções kludgy quando alguém está usando a ferramenta errada ou abordagem. Sugerir boas ferramentas. Reformular a pergunta.

Responda a pergunta real! Se o consulente tem sido tão completo como fazer sua pesquisa e foi incluído na consulta que X, Y, Z, A, B, e C já foram julgados sem um bom resultado, é extremamente inútil para responder com  ‘Experimente a ou B ‘, ou com um link para algo que só diz, ‘Tente X, Y, Z, a, B, ou C.’ .

Ajudar a sua comunidade aprender com a questão.  Quando você campo uma boa pergunta, pergunte a si mesmo ‘Como a documentação ou FAQ relevante teria que mudar para que ninguém tem que responder isso de novo?’ Em seguida, enviar um patch para o mantenedor do documento.

Se você fez uma pesquisa para responder à pergunta, demonstrar suas habilidades em vez de escrever como se você puxou a resposta fora do seu bumbum. Respondendo a uma boa pergunta é como alimentar um faminto pessoa uma refeição, mas ensinando-lhes habilidades de pesquisa por exemplo está mostrando-lhes como produzir alimentos para toda a vida.

Recursos relacionados

Se precisar de instruções sobre os conceitos básicos de computadores como pessoais, Unix, eo trabalho Internet, consulte O Unix e Fundamentos da Internet HOWTO.

Quando você soltar software ou escrever patches para software, tente seguir as orientações do HOWTO Software Release Practice.

Agradecimentos

Evelyn Mitchell contribuiu alguns exemplos de perguntas estúpidas e inspirado o ‘Como dar uma boa resposta’ seção. Mikhail Ramendik contribuiu algumas sugestões particularmente valiosas para melhorias.

Leave a Reply